O Sul da Bahia foi o local da chegada dos portugueses da esquadra de Cabral ao Brasil em 1500, quando ocorreu o primeiro encontro dos nossos índios com os europeus. Ainda hoje é possível visitar uma aldeia indígena em Porto Seguro, a Reserva Pataxó da Jaqueira ou apenas Reserva da Jaqueira.
A comunidade reúne 32 famílias que recebem visitantes para contar suas histórias, mostrar seus costumes e fazer uma verdadeira imersão na cultura indígena.
Além dos trajes e costumes, esse povo preserva o idioma patxohã. Aliás, os turistas são convidados inclusive a aprender algumas palavras básicas, como “obrigado” e “bom dia”.
A visita começa ainda no estacionamento, quando os visitantes, sejam de grupos de excursão ou em carros privados, são recebidos por um Pataxó, que guia o grupo até o interior da aldeia numa curta caminhada.
Não espere índios nus ou que nunca viram internet ou televisão na vida, a proposta aqui é outra, é valorizar a cultura desse povo.
O primeiro contato com a realidade desses índios acontece numa visita às choças e kijemas (dois diferentes tipos de casas). Então o guia, membro da tribo, explica como eram os costumes há séculos e o que mudou na vida dessa comunidade nos dias de hoje.
Aliás, se tiver a opção de escolher, peça para ser atendido pelo jovem guia Kawhã, que tem brilho no olhar ao falar da sua aldeia.
De lá seguimos para conhecer o pajé, o chefe espiritual da tribo, responsável inclusive pela cura de doenças. Ali é possível conhecer ervas e plantas usadas como remédio, e também experimentar um cachimbo tradicional dos Pataxó (o nome dessa etnia não tem plural).
O passeio inclui ainda pintura típica no rosto dos que desejarem e uma degustação de peixe feito na folha de patioba (uma espécie de folha de bananeira). Quem quiser, ainda pode comprar diversos artesanatos feitos na própria aldeia.
Fundada em 1998 por três irmãs (isso mesmo, três índias), a Reserva da Jaqueira tem um importante trabalho educacional, que mostra para os turistas a importância de se preservar essa cultura e a natureza através de palestras super didáticas e apresentações culturais. Aliás, quem quiser pode inclusive dormir na aldeia.
Se você der sorte e estiver em Porto Seguro durante os dias dos Jogos Pataxó, poderá assistir às provas disputadas por índios Pataxó vindos de diversas aldeias, inclusive da Jaqueira.
Os jogos indígenas costumam acontecer na Semana do Descobrimento, em abril, numa arena na Av. Beira Mar, na orla da cidade. Mas como a data não é fixa e varia de acordo com a edição, vale pesquisar antes da viagem para ver se acontece nas datas em que você estará por lá.
Campeões dos Jogos Mundiais dos Indígenas prestigiam os Jogos Pataxó (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Além de ser de grande riqueza cultural, assistir aos Jogos Pataxó é muito curioso. Entre as modalidades disputadas estão: cabo de guerra, arco e flecha, zarabatana, corrida de tora, luta, arremesso de tacape, entre outras. A entrada é gratuita.
VALOR: R$ 140,00